terça-feira, 31 de janeiro de 2012

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Árvores do Brasil. Mexirica do mato /100

Mexirica do mato - (Strychnos nigricans)

Nome cientifico: Strychnos nigricans Família: LoganiaceaeNomes populares: Mexirica, Laranjinha do mato, Quina
Onde é encontrada: Encontrada com muito pouca freqüência na região. Só encontrei um exemplar, com algumas mudas em volta, na região do Brauninha, município de Belo Oriente.
Características: Árvore de pequeno porte, 3 metros, com espinhos bastante agudos e longos no tronco e nos galhos. Está no meio de uma mata razoavelmente preservada. Folhas de 3 a 4 cm, trinervadas. Não consegui ver a árvore em floração. Fruto redondo, liso, 2,5 cm de diãmetro, amarelo quando maduro, com casca dura, duas a tres sementes grandes (1,3 cm) envoltas em fina camada de polpa adocicada.

A classificação sugerida como Strychnos não é definitiva. a espécie se parece muito com o Strychnos nigricans, com ocorrência relatada para Bahia e região sudeste. De qualquer forma, é uma espécie rara. Obrigado ao Daniel Saueressig e ao Helton Josué que auxiliaram na identificação. Veja abaixo alguns links

Figura do Strychnos nigricans

Diversas espécies de Strychnos

Utilidades: Procurada pela fauna, é também comestível pelo homem.Potencial de aproveitamento paisagistico. Se for mesmo um Strychnos teria propriedades medicinais.
Época de floração e frutificação: Frutifica em Setembro.



Árvores do Brasil. Marlieria /99

Marlieria - Marlierea tomentosa

Nome cientifico: Marlierea tomentosaFamília: MyrtaceaeNomes populares: Marlieria ou Pindaíba
Onde é encontrada: Encontrada com freqüência em alguns locais, como a região do Ipaneminha e Achado. Também no Parque do Rio Doce. Normalmente no meio da mata, ou também em campos.
Características: Árvore de médio porte, 12 a 18 metros, tronco reto e copa piramidal. Folhas simples, 15 cm, face superior lisa, face inferior com nervuras marcadas, de cor mais clara ou mesmo avermelhada. Floração branca em cachos. Frutos em cachos, redondos ou alongados, 1,5 cm, preto e macio quando maduro, com uma única semente de 1 cm envolta em polpa branca adocicada. Germinação fácil, desenvolvimento lento.
Utilidades: Melífera. Frutos muito procurados pela fauna. Potencial para paisagismo.
Época de floração e frutificação: Floresce em Agosto, frutos em Novembro.



Árvores do Brasil. Marinheiro /98

Marinheiro - Licania kunthiana

Nome cientifico: Licania kunthianaFamília: ChrysobalanaceaeNomes populares: Marinheiro ou Pau macuco
Onde é encontrada: Encontrada com certa freqüência na região, porém com algumas características diferentes. Nos lados do Ipaneminha e Achado aparece com frutos levemente tomentosos. No lado da Lagoa marola aparece com frutos totalmente lisos. Não sei se é a mesma espécie.
Características: Árvore de médio porte, 7 a 12 metros de altura. Folhas simples, lisas, 8 a 13 cm. Flores em cacho, claras, muito pequenas. Fruto redondo com pequena saliência na base, sempre de cor verde. Quando maduro fica com a polpa externa menos dura. Diâmetro 1a 2 cm. Semente 0,8 a 1 cm, também apresenta a saliência característica do fruto. Árvore com porte ereto o cônico, na maioria das vezes. Germinação e produção de mudas difícil. As sementes são muito predadas por insetos (ver ultima foto). É uma espécie aparentada com o Oiti (Licania tomentosa).
Utilidades: Melífera. Atrativa para a fauna. Quando bem maduro a polpa externa é doce e macia, comestível. Madeira aproveitável. Potencial para o paisagismo, não utilizado provavelmente devido a dificuldades na reprodução.
Época de floração e frutificação: Floresce em Setembro, frutos maduros em Janeiro.





Árvores do Brasil. Maria preta /97

Maria preta - Palicourea sp

Nome cientifico: Palicourea spFamília: RubiaceaeNomes populares: Maria preta
Onde é encontrada: Encontrada com pouca freqüência na região, como sub bosque em matas. Encontrei um exemplar na região do Achado.
Características: Árvore de pequeno a médio porte, 3 a 8 metros de altura. Folhas simples, compridas, até 35 cm. Flores pequenas amareladas com base vermelha, em cacho. Frutos pequenos, redondos, em cacho, macios e pretos quando maduros. A polpa é comestível, mas não muito apreciada.
Utilidades: Muito atrativo a fauna. Os pássaros procuram muito seus frutos. Apesar de sua grande beleza, não é empregada em paisagismo.
Época de floração e frutificação: Floresce em Março. Frutos em Junho a Julho.







Árvores do Brasil. Marianeira /96

Marianeira - Acnistus arborescens

Nome cientifico: Acnistus arborescensFamília: SolanaceaeNomes populares: Marianeira ou Fruto do sabiá
Onde é encontrada: Encontrada com certa freqüência na região, no sub-bosque, em campos e até em áreas degradadas e urbanas.
Características: Árvore de pequeno porte, considerada até como arbusto, 2 a 4 metros no máximo. Folhas simples, grandes (30 cm). Flores brancas pendentes do tronco, em cachos. Frutos pequenos (1 cm) com haste longa, macio, alaranjado quando maduro, com muitas sementes pequenas misturadas na polpa adocicada.
Utilidades: Seus frutos são extremamente atrativos à fauna, especialmente pássaros. É comestível, porém pouco procurada por ser muito pequena. Chega a ser difícil encontrar frutos maduros, pois são devorados quando começam a ficar de vez. Pioneira e rústica, é apropriada para projetos de revegetação.
Época de floração e frutificação: Floresce e frutifica em varias ocasiões do ano.



Árvores do Brasil. Mamica de porca /95

Mamica de porca - Zanthoxylum rhoifolium

Nome científico: Zanthoxylum rhoifolium

Referência: "Arvores Brasileiras V1" Ed Plantarum

Família: RutaceaeNomes populares: Mamica de porca, Tembetari
Onde é encontrada: Encontrada na região com pouca frequência, em sub-bosques ou areas degradadas.
Características: Árvore de pequeno a médio porte, 6 a 12 metros de altura. possui muitos acúleos, no tronco e folhas, longos e afiados. Folhas compostas, 10 pares de foliolos de 6 cm, duros com bordas levemente serrilhadas. Flores e frutos em cachos. Frutos pequenos ( 3 mm) redondos, que maduros ficam escuros e se abrem exibindo uma semente vermelha.
Utilidades: Flores melíferas. Frutos atrativos à fauna. De boa adaptação, pode ser usada em reflorestamentos. Um pouco evitada por causa dos espinhos agudos e perigosos.
Época de floração e frutificação: Floresce em Outubro a Novembro e frutifica em Março a Abril.



Árvores do Brasil. Mama cadela /94

Mama cadela vermelha - Brosimum guianense

Nome científico: Brosimum guianense

Referência: "Arvores Brasileiras V3" Ed Plantarum

Família: MoraceaeNomes populares: Mama cadela vermelha, Leiteira vermelha
Onde é encontrada: Encontrada com dificuldade. Até o momento vi apenas uma, em campo de mata degradada.
Características: Árvore de médio porte, 8 metros de altura. Folhas simples, 5 cm, duras, face inferior esbranquiçada. Flores pequenas, amarelas, em forma de cálice. Frutos pequenos (1,5 cm) com haste longa, macio, vermelho quando maduro, com única semente redonda, lisa e branca. Tem aparência, consistência e sabor muito semelhantes à Mama cadela do cerrado (Brosimum gaudichaudii).
Utilidades: Seus frutos são atrativos à fauna. É comestível, porém pouco procurada por ser muito pequena. Em geral a produção de frutos é baixa.
Época de floração e frutificação: Floresce em Outubro a Novembro e frutifica em Dezembro.